Make your own free website on Tripod.com

Materiais Absorventes

Em locais de risco é importante dispor de quantidade suficiente de material para combate à fim de se evitar a perda de tempo, bem como a perda do controle da situação. Os absorventes são originados de materiais orgânicos, inorgânicos ou sintéticos. Os orgânicos (sabugo de milho, serragem e estopa) e os inorgânicos (vermiculita, areia terra diatomácea) são de baixo valor comercial e facilmente encontrados. No entanto, proporcionam baixa absorção, não são eficientes na absorção de vários líquidos, demandam muito trabalho para uso, geram muita sujeira e grandes volumes de material contaminado difucultando principalmente o seu descarte. Os sintéticos, por sua vez são leves, fáceis e práticos de manuseio. São indicados para uma grande variedade de aplicações e geram reduzido volume de material contaminado. Podem ser reutilizados no mesmo derramamento e reduzem a quantidade de resíduos gerada, possibilitando também o reaproveitamento do líquido.

TIPOS & FORMATOS

Petróleo - desenvolvido para absorver petróleo, óleos e derivados. Repele a água, não se deteriora ou se desintegra, nem afunda. Usado para limpeza de óleos em portos marítimos, rios, lagos e pátios de refinarias.
Químicos - absorve quase todos os líquidos. É especialmente indicado para ácidos, bases, e outros líquidos agressivos. Quimicamente inerte, não reage com os mais severos produtos químicos.

Manutenção - indicado para manutenções industriais em geral, especialmente para a retenção de líquidos não agressivos tais como óleos solúveis, hidráulicos e de motores.

Cordões - encontram-se disponíveis em comprimento de até 3 metros. São utilizados para contenção de líquidos.

Mantas - podem ser colocadas diretamente sobre as máquinas para reter vazamento de lubrificantes. Também são aplicados para secar superfícies contaminadas.

Versátil - podem ser utilizados como mantas, almofadas ou cordões; sendo destacados na quantidade necessária ao uso.

Rolos - indicados para conter derramamentos de tambores ou máquinas. Podem ser utilizados para revestir prateleiras e gavetas assim como cobrir bancadas.

Almofadas - recomendadas para o uso sob coletores de óleo, mangueiras e conexões. Devido à sua alta capacidade de retenção de líquidos, são ideais para situações de controle de emergências.

Kit para derramamentos - apropriado par armazenar absorvente antes e após o uso. Deve ser colocado em pontos estratégicos nas áreas consideradas de risco tais como docas de recebimentos e despacho, armazéns, laboratórios, postos de gasolina, corpo de bombeiro etc.

Tapete - para absorver líquidos em locais que exigem trânsito de pessoas sobre o absorvente.

 

<<voltar